REVISTA TEOLÓGICA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL ISSN 2238-0140

FacebookMySpaceTwitter

A Renovação Carismática Católica (RCC), como movimento eclesial, tem sido um instrumento de Deus na transformação da vida de milhões de pessoas.

Nestes 45 anos - desde que este acontecimento religioso surgiu no mundo -, despertou diferentes interesses e reações. Alguns analistas, ao comparar a RCC a outros fenômenos com características sociológicas semelhantes, chegaram a fazer ensaios para definir seu término.

No entanto, atualmente, a Renovação Carismática Católica está presente em todos os continentes, em mais de 200 países. No Brasil, possui aproximadamente 20 mil Grupos de Oração, distribuídos em cerca 250 dioceses, onde se expressa de diversas formas e mantém vínculos com inúmeras Novas Comunidades, Associações e variados trabalhos de evangelização, de mesma matriz espiritual.

Evidentemente, foram muitos os desafios que o movimento enfrentou, e ainda enfrenta, para consolidar sua trajetória e ter sua cidadania eclesial reconhecida. Por vezes, a RCC tem sido mal interpretada, ou até tem dificuldades em fazer-se interpretar. Entretanto, algo aconteceu neste tempo e temos certeza que isto contribuiu para que a RCC chegasse bem vigorosa, preparando-se para celebrar seu jubileu de ouro em 2017, ou seja, uma análise séria e responsável sobre ela nos levará a perceber que a RCC procurou refletir constantemente sobre sua identidade, missão e história. Sempre que realiza este percurso ela revigora-se, tem mais forças para superar as dificuldades e seus próprios limites.

Desta forma, devemos continuar cultivando espaços para pensarmos sobre ela, escutar o que dizem a seu respeito, interpretá-la e reinterpretá-la, principalmente sob a perspectiva da ciência teológica, em especial da pneumatologia.

Parabenizamos ao nosso Grupo de Reflexão Teológico-pastoral, por esta iniciativa de produzir uma revista de teologia sobre a RCC. Um passo simples, de iniciação, mas que revela o desejo de manter um caminho de permanente investigação.

A escolha do nome - Veni Creator - fala por si. Ao evocar a Terceira Pessoa da Trindade, manifesta o desejo que a RCC tem de ser instrumento de Deus a serviço de todo o seu povo. Declara a intenção deste movimento em testemunhar sua vocação de ser "rosto e memória de Pentecostes", proclamando a atualidade da ação do Espírito Santo, que se move no coração humano e na história, revelando Jesus como Senhor!

Que Deus nos conceda as graças necessárias para que o esforço aqui empreendido possa perseverar, gerando frutos de maturidade para toda a nossa amada Igreja.”

(Marcos Volcan, Revista Teológica Veni Creator, Nº 01, Ano 01, pag. 06)