REVISTA TEOLÓGICA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL ISSN 2238-0140

FacebookMySpaceTwitter
2º Semestre de 2013
 
O Ano da Fé, sem que se tenha planejado, foi marcado por momentos de significativo valor histórico e de um renascer espiritual que tem se percebido crescente. A renúncia de Papa Bento XVI produziu nos católicos e na sociedade secular a expectativa de se estar diante de um tempo de fecunda renovação na Igreja. Despedimo-nos do Santo Padre com sentimento filial de ternura, como filhos que observam um pai ancião se recolher para suas orações e descanso após um longo dia de jornada. Das lágrimas da despedida à efusãoda acolhida, com muita surpresa e grande alegria recebemos o primeiro papa latino-americano. Pode-se dizer que a renúncia de Bento XVI e a eleição de Bergoglio promoveu uma percepção maior de que é o próprio Espírito quem conduz a Igreja. Isso revigorou a esperança de muitos fiéis que vinham olhando para ela apenas como “organização” e esquecendo-se de sua instituição Divina. A oração, a humildade, a bondade, a virtude da pobreza, a abertura ao Espírito Santo, o espírito missionário, entre outros são valores e tesouros espirituais que ganharam destaque com a pessoa do novo papa, aquele“que os Cardeais foram buscar no fim do mundo”, como disse o próprio Francisco. Em seu primeiro discurso, apontou que a Igreja necessita encontrar um “caminho de fraternidade, amor e confiança entre nós” (Primeira Saudação do Papa Francisco, 13/03/2013).
 
Para a Igreja do Brasil, a JMJ Rio 2013 (Jornada Mundial da Juventude) manifestou-se de uma forma singular e contagiante. A juventude católica dos cinco continentes se encontrou no Rio de Janeiro, o seu direcionamento para Cristo e reto testemunho de cidadania serviram como sinal de uma Igreja viva, que caminha para uma Nova Primavera sob pés jovens e responsáveis. Papa Francisco convocou os mais de três milhões de rapazes e moças, leigos e consagrados acampados na orla de Copacabana a se tornarem discípulos missionários e, a partir de sua vida e testemunho, promoverem a BoaNova. Convidou-os a romperem suas fronteiras habituais e irem ao encontro do outro, do diferente, porque o Evangelho é para todas as pessoas. Encorajou-os a não terem medo de ir e “levar Cristo para todos os ambientes, até às periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente.” (Papa Francisco, Homilia da Missa de Encerramento da XXVIII JMJ, 28/07/2013).
 
A Renovação Carismática Católica do Brasil viveu toda essa intensidade de acontecimentos e surpresas do Espírito com grande esperança e familiaridade, proclamando que “A vitória que vence o mundo é a nossa Fé”. Familiaridade, porque ela própria há quase cinco décadas vive sob essa égide da experiência de constante renovação. Como afirma Reinaldo Bezerra dos Reis:
 
O Espírito Santo está renovando a Igreja desde a sua fundação. Há vinte séculos o Espírito Santo vem renovando a sua Igreja, mas é possível identificar na história da Igreja diversos acentos dessa renovação que o Espírito Santo faz nela. No último século pudemos constatar uma experiência de renovação sem precedentes. O Espírito Santo suscitou na Igreja muitas renovações: renovação da abordagem sobre a Sagrada Escritura, da vida litúrgica, do pensamento social, da vida missionária, na vida religiosa, na vida presbiteral, muitas renovações. E, também suscitou uma renovação com uma especificidade, voltada a colocar em destaque a própria ação do Espírito Santo, o culto à pessoa do Espírito Santo, o trabalho com os carismas – que não desapareceram, mas estavam sendo pouco usados, na vida da Igreja; enfim, uma dimensão pentecostal. Então, temos neste século entre as muitas renovações, isso que chamamos de Renovação Carismática Católica. O nome é meio restritivo, porque a Renovação em si não é apenas um Movimento de carismas. A vida no Espírito é muito mais que de carismas. Mas, podemos entender Renovação Carismática como sendo renovação da Igreja pelo uso dos carismas e renovação dos próprios carismas que estavam esquecidos um pouco na prática da Igreja. (Programa Renovação em Ação - TV Século 21, 18/12/2013).
 
Esperança, porque às vésperas de seu Jubileu de Ouro, mesmo diante de muitos desafios, se sente madura para contribuir com a Igreja e responder ao apelo missionário. É impulsionada a contribuir para a Missão Continental e ser, junto com todas as expressões de Igreja, protagonista da Nova Evangelização. Nesta direção, a Revista Teológica Veni Creator tem buscado contribuir com a publicação de artigos que alimentem a fé e ajudem a compreender a especificidade da missão e da identidade do Movimento. Assim, neste volume trazemos quatro artigos que têm em comum entre si a percepção da transformação que o batismo no Espírito Santo produz na vida do fiel e a partir dela, na Igreja e na sociedade.
 
Padre André Luiz Rodrigues da Silva - Doutor em Ciência e Teologia Patrística junto ao Instituto Patrístrico Agostiniano de Roma, pároco da Paróquia São José na Arquidiocese do Rio de Janeiro - refletindo sobre a urgente necessidade de se promover uma Teologia Carismática, afirma que “quanto mais a fé cresce através dos estudos e da reflexão teológica, mais profunda se torna a experiência com Deus e a compreensão daquilo que o Espírito Santo suscita nos corações de quem crê” e que é esta reflexão que possibilitará evitar a perda da fé ou distanciamento da sua religiosidade inicial, àqueles que se aventuram pelos estudos teológicos. Seminaristas, sacerdotes e lideranças leigas provenientes da RCC, com a mente e o coração abertos, estudando a Teologia sob o olhar pneumatológico e aprofundando-se em seus temas, poderão compreender a dimensão pentecostal de sua fé, ao mesmo tempo amadurecê-la, numa dialética que permite superar a dicotomia entre o empírico e o científico.
 
Continuando as discussões sobre o significado do batismo no Espírito Santo, este número da Revista traz um artigo de Tácito José A. Coutinho (Tatá) - Graduado em História, professor de Teologia em cursos de extensão da Faculdade Católica de Pouso Alegre, muito conhecido na RCC por sua extensa caminhada e contribuição na formação e vida do movimento no estado de Minas Gerais e participação por muitos anos do Conselho Nacional–. Nesse estudo, o autor aborda O Batismo do Espírito Santo como uma Experiência de Sentido Radical que extrapola a experiência do Sagrado (experiência religiosa). Afirma que o batismo no Espírito Santo na RCC se configura em Experiência de Deus, experiência radical, que se torna raiz e dá nova significação ao próprio sujeito. Quando ela ocorre, atinge “seus critérios de julgar, seus valores mais íntimos sobre os quais fundamenta seu ser”, como orienta uma proposição de Karl Rhaner, que corrobora a argumentação tecida pelo autor.
 
Prosseguindo nas reflexões sobre a Teologia do Corpo, Padre João Paulo Veloso - Teólogo e Jornalista, Pároco da Igreja de Santa Terezinha na Arquidiocese de Palmas/TO -  contribui com um artigo que apresenta resultados de uma pesquisa realizada com jovens membros do Movimento e de outras expressões católicas, além de seminaristas, a qual abordou a formação sexual (familiar e religiosa), bem como a vivência da sexualidade e da castidade por estes jovens. Os dados são apresentados junto a uma reflexão crítica sobre O Embate entre a Teologia do Corpo e Sociedade de Consumo, sociedade esta que vê o corpo como fonte de prazer e, por isso, descartável quando saciado ou quando destoante dos desejos. A busca exacerbada pelo prazer (corpo-objeto-de-prazer) tem “despertado aberrações antinaturais” num “vale tudo” pela realização dos sentidos, até a própria ressignificação do corpo e do gênero. Essa ideologia do antinatural tem sido apregoada orgânica e sistematicamente. É incutida na sociedade a partir da educação pública e das estruturas de poder. Dentre outras, são algumas das situações para as quais aponta o autor.
 
O texto Sagrado não é um “texto do passado, que reproduzimos aos descendentes como um patrimônio cultural, mas, de fato, é uma palavra viva e vivificante; antiga e sempre nova. Eterna.” Francisco Elvis Rodrigues Oliveira - filósofo e professor, coordenador estadual do ministério de pregação da RCC/CE - assim define a Sagrada Escritura no ensaio com que colabora nesta edição. Realizando uma Descrição Comparada entre a Dei Verbum e a Verbum Domini, ao trabalhar com o documento conciliar e com a Exortação Apostólica do Papa Emérito Bento XVI (que versam sobre a Bíblia), o autor procura detalhar a compreensão magisterial das escrituras, “Palavra de Deus”, sua interpretação à luz da doutrina católica e necessidade de conhecer, amar e vivê-la para testemunhar sua atualidade ao homem pós-moderno. Isso no contexto da sociedade contemporânea e de uma Nova Evangelização.
 
Com esta publicação, esperamos contribuir para a contínua maturação eclesial do Movimento, seus membros e demais leitores. Pedimos a Deus que abençoe esta leitura e que ela contribua para o aprofundamento dos estudos teológicos e, mais que isso, produza frutos de autêntica fé e piedade cristã, nesse novo tempo que o Noivo prepara para a sua Amada. Veni Creator Spiritus!
 
Marcia Dalva Machinski
Gerente de Educação
Instituto de Educação a Distância da Renovação Carismática Católica 
IEAD RCCBRASIL
Charismatic Theology
Autor: Pe. André Luiz Rodrigues da Silva*
Resumo: O dialogo entre os movimentos carismáticos e a teologia contemporânea torna necessário o crescimento da vida cristã dos seus membros de modo que esses aceitem não dever persistir qualquer dicotomia entre o empirismo e o produto da pesquisa científica e suas consequentes teorias. Por isso, quanto mais a fé cresce através dos estudos e da reflexão teológica, mais profunda se torna a experiência com Deus e a compreensão daquilo que o Espírito Santo suscita nos corações de quem crê.
Palavras-chave: Teologia, Renovação Carismática, Empirismo, Ciência.
Abstract: The dialog of the charismatic movements with contemporary theology makes it mandatory for its members to grow in their Christian life by accepting that there is not to persist any dicotomy between empiricism and the product of scientific research and its theories. Therefore, the more someone increases their faith by studies and theological reflection, the deeper will be their experience with God and their comprehension of what the Holy Spirit inspires within their hearts.
Key words: Theology, Charismatic Renewal, Empirism, Science.
* Doutor em Ciência e Teologia Patrística junto ao Instituto Patrístrico Agostiniano em Roma, Itália, desde 2012. Pároco da Paróquia São José/Lagoa Rodrigo de Freitas e vigário da quarta forania do Vicariato Episcopal Sul da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Professor junto ao Seminário Arquidiocesano do Rio e da PUC-RJ.
Baptism in the Holy Spirit, an experience of radical sense
Autor: Tácito José A. Coutinho (Tatá)*
Resumo: O que caracteriza a Renovação Carismática Católica dentre outras expressões da Igreja é a maneira como ela interpreta o significado do Pentecostes histórico ocorrido em Jerusalém, identificando esse evento com o chamado batismo no Espírito Santo. Por isso, conhecer o significado do “batismo no Espírito Santo” é fundamental para a Renovação Carismática Católica. Cordes1 define o batismo no Espírito Santo como a “experiencia concreta da graça de Pentecostes, na qual a ação do Espírito Santo torna-se realidade experimentada na vida do indivíduo e da comunidade de fé”. Tendo esse enunciado como referência inicial, o artigo pretende, a partir de uma breve reflexão sobre o conceito de “experiência”, fazer a distinção entre “experiência religiosa” (a experiência do Sagrado) e “experiência de Deus” (experiência do Sentido), conforme Lima Vaz2, considerando o “batismo no Espírito Santo”. Conclui, identificando a experiência do “batismo no Espírito Santo”, na Renovação Carismática Católica, como uma “experiência de Deus”, ou “experiência do Sentido radical”, experiência fundamental que dá um sentido radical (se torna raiz, fundamento) ao “ser” do indivíduo que “sofre” tal experiência. 
Palavras-chave: batismo no Espírito Santo; experiência; experiência do Sagrado; experiência de Deus.
Abstract: What distinguishes the Catholic Charismatic Renewal from other expressions of the Church is its interpretation of the meaning of the historic Pentecost that took place in Jerusalem, as it identifies this event with what is called baptism in the Holy Spirit. In view of this, it is essential for the Catholic Charismatic Renewal to know the meaning of the “baptism in the Holy Spirit”. Cordes3 defines baptism in the Holy Spirit as a “concrete experience of the grace of Pentecost, in which the work of the Holy Spirit becomes an experiential reality in the life of the individual and in the life of the community of faith”. Having this statement as an initial reference, this present article, based on a brief reflection about the concept of “experience”, aims to make a distinction between “religious experience” ( an experience of the Sacred) and “experience of God” (experience of the Sense), according to Lima Vaz4 regarding “baptism in the Holy Spirit”. It concludes by identifying the experience of “baptism in the Holy Spirit” in the Catholic Charismatic Renewal as an “experience of God”, or, “experience of the radical Sense”, a fundamental experience that brings a radical sense (becomes the root, the basis) to the “being” of the individual that “undergoes” such  experience.
Key Words: baptism in the Holy Spirit; experience of the sense; experience of the Sacred; experience of God.
* Graduado em História pela FAFI/Itajubá-MG. Professor de teologia nos cursos de extensão da faculdade Católica de Pouso Alegre. Palestrante e orientador de Retiros Espirituais. Fundador da Comunidade de Renovação Theotokos/Itajubá, atualmente é o moderador da Comunidade Javé Nissi e da RCC da Arquidiocese de Pouso Alegre. Membro do Conselho Estadual da RCC/MG.
1 CORDES, D. Paul Josef. Reflexões sobre a Renovação Carismática Católica. São Paulo: Edições Loyola, 1999. p. 23. - Dom Paul Josef Cordes, vice-presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, de 1981 a 1996, designado pelo Papa Paulo VI exerceu durante dez anos o cargo de consultor episcopal do ICCRO atual ICCRS (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica), com sede no Vaticano.
2 LIMA VAZ, Henrique C. Escritos de filosofia I: Problemas de fronteira. São Paulo: Edições Loyola, 1998. p. 249. Sobretudo o capítulo XI, “A linguagem da experiência de Deus”, no qual o autor aborda o assunto especificamente.
3 CORDES, D. Paul Josef. Ibidem.
4 LIMA VAZ, Henrique C. Ibidem.
The Clash between Theology of The Body and Consumer Society
Autor: Pe. João Paulo Veloso*
Resumo: Este artigo apresenta a visão da sociedade de consumo sobre o corpo humano. A contraposição entre esta forma de enxergar o corpo e aquela do Magistério da Igreja, sob a Teologia do Corpo, é nítida. Para a sociedade de consumo, o corpo é descartável e fonte de prazer, o que se estende aos relacionamentos humanos. Também apresenta o resultado de uma pesquisa quali-quantativa aferida em três grupos juvenis católicos da cidade de Palmas-Tocantins, na qual se percebe que o grupo orientado pela Renovação Carismática Católica é o que mais se coaduna com o ensinamento do Magistério.
Palavras-chave: Teologia do Corpo, Sociedade de Consumo, Castidade, Virtude.
Abstract: This article presents the vision of consumer society about the human body. The contrast between this way of seeing the body and that the Magisterium of the Church, in the Theology of the Body, is clear. For the consumer society, the body is disposable and source of pleasure, which extends to human relationships. It also presents the results of a qualitative-quantitative research measured in three Catholic’s young groups of city of Palmas, Tocantins. It can be seen that, of these, the group walked through the Catholic Charismatic Renewal is as follows more closely the teaching of the Magisterium of the Church.
Key words: Theology of the Body, Consumer Society, Chastity, Virtue.
* Padre João Paulo Veloso, bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins; bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superiores Mater Dei da Província Eclesiástica de Palmas; foi coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Palmas; é assessor espiritual do Ministério de Comunicação da RCCBRASIL.
Comparative Description Between Dei Verbum And Verbum Domini
Autor: Francisco Elvis Rodrigues Oliveira*
Resumo: Neste ensaio, convidamos o leitor a caminhar por uma ponte que liga dois documentos pontifícios separados por quase meio século um do outro, mas que, ao mesmo tempo, estão intimamente ligados em suas abordagens e ideias fundamentais. Falaremos sobre a Palavra de Deus a partir de reflexões extraídas da Constituição Dogmática Dei Verbum e da Exortação Apostólica Verbum Domini. No “corrimão” desta ponte que liga os documentos, apresentaremos, ainda, outras leituras e citações que têm o intuito de reforçar o que ora será exposto. Serão abordados o significado do próprio termo Palavra de Deus, a urgência e o sentido da Nova Evangelização e como a Sagrada Escritura pode ser lida e apresentada ao homem contemporâneo. A Igreja, com o múnus de interpretar fielmente a Sagrada Escritura e como depositária da fé, orienta os fiéis neste caminho urgente de Evangelização e no movimento de reaproximação da Bíblia para junto das pessoas, das famílias, dos sacerdotes e dos leigos. Um grande impulso para tal movimento é a “primavera” vivida na Igreja, a partir do Concílio Vaticano II e do qual a Renovação Carismática Católica também faz parte.
Palavras-chave: Sagrada Escritura; Nova Evangelização; Vaticano II; Documentos pontifícios.
Abstract: In this essay we invite the reader to walk over a bridge that connects two papal documents separated by nearly half a century from each other. At the same time, they are closely linked in their fundamental approaches and ideas. We’ll talk about the Word of God having in mind the reflections taken from the Dogmatic Constitution Dei Verbum and the Apostolic Exhortation Verbum Domini. In the “handrail “of this bridge linking documents, we also will present other readings and quotes that aim to reinforce what is now exposed. The meaning of the Word of God, the sense of urgency and the New Evangelization and as Scripture can be read and presented to contemporary man are themes that will be addressed. The Church, with the mission of faithfully interpreting Sacred Scripture and as depository of faith, directs the faithful in this urgent way of evangelization and from this movement of rapprochement of the Bible to the people, families, priests and laity. A big push for such a move is the “spring” lived in the Church from the Second Vatican Council and which the Catholic Charismatic Renewal is also part.
Key words: Sacred Scripture; New Evangelization; Vatican II; Pontifical Documents.
*Filósofo, professor e palestrante. Atualmente é coordenador estadual do ministério de pregação do Ceará e diocesano do ministério de Fé e Política de Fortaleza. Também é membro associado da Congregação de Jesus e Maria (Padres eudistas).