REVISTA TEOLÓGICA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL ISSN 2238-0140

FacebookMySpaceTwitter
1º Semestre 2013
 
Estamos no Ano da Fé! A Porta da Fé, “que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós”, recorda o Papa Bento XVI, logo no início de sua Carta Apostólica Porta Fidei. É preciso, entretanto, estar consciente de que “atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira” (PF, 1).
 
A consciência de que entramos por um caminho longo e que deverá durar “a vida inteira” é o motivo pelo qual não podemos esmorecer na busca pela verdade presente nas contínuas experiências que vivemos da presença de Deus. As experiências vivenciadas no interior de nossos corações, de modo subjetivo, devem fundamentar-se na solidez da Verdade que não engana e nem se deixa enganar: Deus. Não podemos definir qualquer realidade sentida no interior de nossos corações como sendo legitimamente cristã se ela não estiver alicerçada na Revelação. Não obstante, é preciso que a interpretação da Palavra Revelada não se dê segundo a presunção de nossas intenções. Além de ser lida e interpretada no mesmo Espírito com que foi escrita, para entender corretamente o sentido dos textos sagrados não se pode desprezar o conteúdo e a unidade de toda a Escritura, nem deixar de levar em conta a Tradição viva de toda a Igreja e a analogia da fé, como ensina o Concílio Vaticano II (Dei Verbum, 12).
 
Movidos por esta consciência, estamos chegando ao nosso terceiro número da Revista Veni Creator. Queremos percorrer, numa sincera busca pela Verdade, o caminho honesto da reflexão teológica, na humildade e sob os limites de quem sabe ter ainda um longo caminho pela frente (Cf. 1Rs 19,7), alguns assuntos pertinentes ao caminho que temos trilhado na Igreja através da Renovação Carismática Católica. 
 
Abrimos esta edição com o artigo sobre o “Batismo no Espírito Santo: perspectivas do uso do termo e experiência na práxis católica”, do professor e filósofo Francisco Elvis Rodrigues Oliveira. O autor faz uma análise dos primeiros resultados do Colóquio Internacional sobre o Batismo no Espírito Santo, promovido pelo International Catholic Charismatic Renewal Services (ICCRS) e realizado em Roma no ano de 2011. Além de analisar as ideias principais contidas no documento produzido pelo ICCRS, o artigo também procura apresentar as relações da experiência vivida no Espírito segundo os relatos do Novo Testamento e as experiências carismáticas da Era Patrística, além de tocar na problemática atual da interpretação do batismo no Espírito Santo como “segunda conversão”.
 
Dentro da perspectiva do Ano da Fé e buscando oferecer uma base para as reflexões que serão feitas no âmbito da RCC com o lema “Esta é a vitória que vence o mundo” (1Jo 5,4) no ano de 2013, o segundo artigo procura apresentar uma significativa base bíblica para a compreensão dos temas “fé” e “mundo”, sobretudo a partir de uma perspectiva joanina. Seguindo o método analítico tradicional em linguagem teológico-conceitual, o artigo discute em sua primeira parte a questão da relação do cristão e o mundo; e, na sequência, a inter-relação proposta por Bento XVI entre o conteúdo e o ato de fé no contexto cristão.
 
Felippe Ferreira Nery, advogado e servidor público federal, graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre e presidente da União dos Juristas Católicos do Acre (UJUCAC), escreveu o artigo “Sobre a retirada dos crucifixos dos órgãos públicos”, em que procura discutir o princípio da laicidade do Estado vigente no país. O artigo tem como objetivo estudar os conceitos de laicidade e laicismo, sob o prisma da Constituição e legislação vigente, sua interpretação pelos doutrinadores do Direito e o que a Igreja Católica pensa a respeito. O autor também aborda alguns conceitos da antropologia aplicáveis à situação para, ao final, analisar os principais argumentos contrários e favoráveis a tal prática e responder se a retirada da cruz e de outros símbolos religiosos dos espaços públicos é uma ação permitida ou não pelo ordenamento jurídico nacional. 
 
João Paulo Veloso, bacharel em Teologia e Comunicação Social, no artigo sobre “A virtude da castidade a partir da ‘Teologia do corpo’ de João Paulo II”, reflete sobre a esponsalidade do corpo, sacramento do divino e fonte de acesso ao louvor de Deus. Segundo a análise do autor, a esponsalidade traduz-se na aquisição e vivência da virtude da castidade, que foi ressignificada, englobando não só a genitalidade, mas também a afetividade, a sexualidade, a amizade e a maturidade humana, configurando-se como a virtude que integra todas as dimensões do ser humano. Enfim, o artigo “O discurso Gaudet Mater Ecclesia: uma ótica para a interpretação do Concílio Vaticano II”, do padre Marcus Mareano, professor de Eclesiologia e Teologia Fundamental na Faculdade Católica de Fortaleza, reflete, com base no discurso proferido por João XXIII na ocasião da abertura solene do Concílio, sobre aspectos relevantes que não podem ser ignorados quando se busca uma adequada interpretação do Concílio Vaticano II. Por estarmos a exatos cinquenta anos do Concílio, e enquanto a Igreja nos convida a retornarmos a essa tão fecunda fonte, vemos nesse artigo algumas vias para uma melhor percepção dos objetivos e pretensas reformas desejadas pelos padres conciliares.
 
Esperamos que os esforços de tantas proposições aqui oferecidas, sem pretensões catequéticas ou conclusivas, possam estimular o aprofundamento de temas tão relevantes para aqueles que adentraram a Porta da Fé.
 
José Rogerio Soares dos Santos
Coordenador Grupo de Reflexão Teológico-pastoral (GRTP)
Baptism in the Holy Spirit: perspectives of the use of the term and experience in catholic Praxis
Autor: Francisco Elvis Rodrigues Oliveira
Resumo: Este artigo pretende analisar os primeiros resultados do Colóquio Internacional sobre o batismo no Espírito Santo, promovido pelo ICCRS e realizado em Roma no ano de 2011. Para tanto, estudaremos, além das ideias contidas no documento produzido pelo Colóquio, também as fontes que lhes serviram de base, a saber, o primoroso trabalho dos sacerdotes Pe. Kilian McDonnell, OSB e Pe. George T. Montague, SM, intitulado “Iniciação cristã e batismo no Espírito Santo”. Neste trabalho associamos a experiência do batismo no Espírito não apenas com os relatos do Novo Testamento (mais propriamente o livro dos Atos), mas demonstramos que esta experiência carismática pode ser encontrada abundantemente na era Patrística. Abordaremos o problema desta experiência comparando-a com o início do cristianismo e a época atual, pois para os primeiros cristãos, a experiência do batismo no Espírito Santo era o acontecimento total da iniciação cristã (batismo, crisma, eucaristia), parte constitutiva de sua vivência cristã. O problema surge quando, em nossa condição epocal, passou-se a interpretar o batismo no Espírito Santo como uma espécie de “segunda conversão”, ou seja, um novo ponto de partida na vida [já] cristã da pessoa.
Palavras-chave: Religião; Catolicismo; Patrística; Renovação Carismática; Batismo no Espírito Santo.
Abstract: This article aims to analyze the first results of the International Colloquium on Baptism in the Holy Spirit, sponsored by ICCRS and held in Rome in 2011. To this end, we study, in addition to the ideas contained in the document produced by the Colloquium, the sources of which served basis, namely the exquisite work of priests Fr. Kilian McDonnell, OSB and Fr. George T. Montague, SM, entitled “Christian Initiation and Baptism in the Holy Spirit” In this work we associate the experience of Baptism in the Spirit not only with the stories of the New Testament (more specifically the book of Acts), but we show that this charismatic experience can be found abundantly in the Patristic era. We will discuss the problem of this experiment comparing it to the beginnings of Christianity and the present time, because for the first Christians, the experience of the Baptism in the Holy Spirit was the event’s total Christian Initiation (Baptism, Confirmation, Eucharist), a constituent part of their experience Christian. The problem arises when, in our epochal condition, started to play the Baptism in the Holy Spirit as a kind of “second conversion”, like a new starting point in life [now] Christian person.
Key words: Religion; Catholicism; Patristics; Charismatic Renewal; Baptism in the Holy Spirit.
This is the Victory that has overcome the world: our Faith
Autor: José Rogério Soares dos Santos
Resumo: Diante de um mundo cada vez mais hostil a Deus e em face de uma verdadeira crise de fé no mundo moderno, o tema da fé é posto pela Igreja novamente no centro das atenções. O Ano da Fé, proposto por Bento XVI por ocasião do 50º aniversario do Concilio Vaticano e do 20º aniversario de promulgação do Catecismo da Igreja Católica, deve animar e revitalizar a experiência de fé das comunidades católicas ao longo desse tempo. No presente artigo, os temas “fé” e “mundo” são refletidos a partir da perspectiva do versículo que serve comomoção para o anode 2013, proposto pela Renovação Carismática Católica do Brasil. Seguindo o método analítico tradicional em linguagem teológico-conceitual, o artigo discute em sua primeira parte a questão da relação docristão e o mundo; e na sequencia, a inter-relação proposta por Bento XVI entre o conteúdo e o ato de fé nocontexto cristão.
Palavras-chave: Ano da fé; mundo; Vaticano II.
Abstract: Faced with a world that is increasingly hostile to God and in view of a real crisis of faith in the contemporaryworld, the theme of faith is again the center of attention in the Church. The Year of Faith, proposed by Benedict XVI to commemorate the fiftieth anniversary of the Second Vatican Council and the twentieth anniversary of the publication of the Catechism of the Catholic Church, should encourage and revitalize the experience of faith of the Catholic communities over this time. In the present article the themes “faith” and “world” arethought of from the perspective of the verse that serves as motto for the year 2013 for the Catholic Charismatic Renewal in Brazil. Following the traditional analytical method in theological-conceptual language, this article discusses in its first part the issue of the relationship between the Christian and the world; and in sequence, theinter-relation proposed by Benedict XVI between the content and the act of faith in the Christian context.
Key words: Year of Faith; World; Second Vatican Council.
The removal of crucifixes from Public Agencies
Autor: Felippe Ferreira Nery
Resumo: Em virtude da retomada do debate a respeito da retirada dos crucifixos das salas do poder judiciário e demais espaços públicos do Brasil, torna-se imperioso o estudo a respeito do princípio da laicidade do Estado vigente no país. O presente artigo tem como objetivo apresentar um correto conceito de laicidade, diferenciando-o do que se compreende por laicismo para verificar, com base numa avaliação de cunho jurídico e cultural, se a presença de algum símbolo religioso nos espaços é contrária ou não aos princípios do ordenamento jurídico vigente.
Palavras-chave: Laicidade; laicismo; crucifixo; cultura.
Abstract: In view of the resumption of debate regarding the removal of crucifixes from judiciary halls and other public premises in Brazil, it is of paramount importance to study the principle of the secularism of the State currently in force in the country. This present article aims to present an accurate concept of secularism, differentiating it from what we understand as secularity in order to verify, with basis on a juridical and cultural evaluation, whether the presence of religious symbols in those places is or is not contrary to the principles of the current legal order.
Key words: Secularity; Secularism; crucifix; culture.
The Virtue of Chastity from the Theology of the Body by John Paul II
Autor: João Paulo Veloso
Resumo: Este artigo apresenta a Teologia do Corpo, de João Paulo II, enfocando a esponsalidade do corpo, sacramento do divino e fonte de acesso ao louvor de Deus. Essa esponsalidade se traduz na aquisição e vivência da virtude da castidade, que foi ressignificada, englobando não só a genitalidade, mas também a afetividade, a sexualidade, a amizade e a maturidade humana, configurando-se como a virtude que integra todas as dimensões do ser humano. Ela é, portanto, acessível e desejável a todos, justamente por ser uma obra do Espírito Santo.
Palavras-chave: Teologia do Corpo, Esponsalidade, Castidade, Virtude.
Abstract: This article presents the Theology of the Body by John Paul II, focusing on the nuptialityof body, sacrament of divine and access to the praise of God. This nuptialitytranslates into the acquisition and living of the virtue of chastity, which was resignified, encompassing not only genitality but also affectionateness, sexuality, friendship and human maturity, configuring it as a virtue that integrates all dimensions of the human being. It is therefore desirable and accessible to all, precisely because it is a work of the Holy Spirit.
Communication.
Key words: Theology of the Body, Nuptiality, Chastity, Virtue.
The speech Gaudet Mater Ecclesia
Autor: Marcus Mareano
Resumo: Passados cinquenta anos do Concílio Vaticano II, é momento oportuno para revisarmos os acontecimentos e questionarmos a efetivação das reformas e das resoluções conciliares. Atualmente, há muitas opiniões e tendências acerca da interpretação do Concílio e o discurso inaugural oferece uma chave-de-leitura para a compreensão do Concílio. O Gaudet Mater Ecclesia traça as linhas mestras, apresenta as principais características e oferece uma excelente via para a percepção dos objetivos e as pretensas reformas, servindo-nos também de critério para avaliação do pós-concílio. Este artigo apresenta o discurso de João XXIII, seguido de um comentário, observando os aspectos relevantes para uma adequada interpretação do Concílio Vaticano II e optando por uma chamada “hermenêutica de reforma”, na qual o último concílio é visto em continuidade com os concílios precedentes.
Palavras-chave:Vaticano II, Gaudet Mater Ecclesia, Papa João XXIII, Eclesiologia.
Abstract: After fifty years of Vatican II, it is time to review the events and question the effectiveness of reforms and council resolutions. Nowadays, there are many opinions and trends regarding the interpretation of the Council. The opening speech offers a reading key to the understanding of the council. The Gaudet Mater Ecclesia outlines the guidelines, outlines the main features and offers an excellent route to the perception of the goals and so-called reforms, serving us also a criteria for assessing the post-council. This article presents John XXIII speech, followed by a comment, noting the relevant aspects to a proper interpretation of Vatican II Council and choosing for a so-called “hermeneutic of reform”, in which the last council is seen in continuity with the previous councils.
Communication.
Key words: Vatican II; Gaudet Mater Ecclesia; John XXIII; Ecclesiology.