Skip to main content
Grupo de Oração Infantil

Grupo de Oração para Crianças: Uma estratégia evangelizadora

Evangelização, este é um dos frutos que se espera da vivência de um Grupo de Oração. Uma vez que se vive a experiência do Batismo no Espírito Santo, naturalmente nasce no coração o desejo de levar outros a experimentarem a mesma graça. Quando falamos de crianças, não é diferente. Quando os pequenos são evangelizados, eles se tornam poderosos agentes de evangelização para seus pais, parentes, colegas e pais de seus colegas.  

Portanto, um Grupo de Oração para Crianças é uma forte estratégia para o anúncio do Evangelho para as famílias e para a sociedade. Promovendo a unidade familiar e a evangelização das crianças e adolescentes. Esta graça é reforçada pelo papa Francisco ao se dirigir às famílias cristãs na exortação apostólica Amoris Laetitia: “O exercício de transmitir aos filhos a fé, no sentido de facilitar a sua expressão e crescimento, permite que a família se torne evangelizadora e, espontaneamente, comece a transmiti-la a todos os que se aproximam dela e mesmo fora do próprio ambiente familiar” (§ 289).

Como acontece um Grupo de Oração para Crianças

Em seu objetivo, o Grupo de Oração para Crianças é semelhante a qualquer Grupo de Oração Católico. Porém, a metodologia e linguagem serão as grandes pontes para que a mensagem do Evangelho chegue com eficácia para as crianças. 

Nos Grupos de Oração RCC, os pilares utilizados são: espiritualidade pentecostal, formação de evangelizadores, evangelizar com criatividade querigmática, dimensão missionária e pastoreio. Desse modo, as ações desenvolvidas no GOC passam por esta dinâmica com o objetivo de levar as crianças à experiência do Batismo no Espírito Santo. 

Na RCC a estrutura das Reuniões de Oração são basicamente: animação e acolhida, louvor, súplica ao Espírito Santo, pregação da Palavra de Deus e momento de oração. Logo, os Grupos de Oração para Crianças seguirão essa mesma dinâmica. Levando em consideração a formação do Núcleo de Serviço, o Ministério para Crianças e Adolescentes indica que além das funções habituais, sejam destinados 2 servos para cada 10 crianças, “estes podem auxiliar na acolhida das crianças e dos adolescentes, bem como acompanhar as atividades que acontecerem durante a Reunião de Oração”. (RCC Responde 16 – Perguntas e respostas sobre o Ministério para as crianças e adolescentes). 

Uma criança evangelizada: o que esperar?

“Deixai vir a mim as crian­cinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma crianci­nha, nele não entrará” (Lc 18, 16-17). Neste trecho do Evangelho, Nosso Senhor Jesus Cristo declarou que o Reino dos céus pertence aos que têm a alma semelhante às das crianças. Logo, quão grande é a missão dos evangelizadores dos pequeninos. 

Quando um menino ou uma menina vive uma profunda experiência com o Amor de Deus, derramado nos corações pela ação do Espírito Santo, se torna como uma luz, capaz de iluminar todos os que estão ao seu redor. Os frutos e dons do Espírito se unem à sua inocência natural, que pouco ou nenhuma resistência oferece à graça de Deus. A partir disso, com amor e na ternura, passa a mensagem do Evangelho para outros coleguinhas, tios, primos, pais e demais familiares. 

Na história da Igreja, vemos santos como São Tarcísio, São Francisco e Santa Jacinta Marto, São José Luiz Sanchez del Río, que ainda na infância testemunharam a fé em Jesus Cristo e na Igreja, e alcançaram a honra dos altares. Por isso, nenhum esforço de nossa parte para evangelização dos pequenos será grande. 

Um Grupo de Oração para Crianças pode ser um celeiro de vocações que podem transformar o curso da história, com o testemunho de inocência, fé e confiança absoluta em Deus.