Skip to main content
Servo de Grupo de Oração: por que não deixar de participar do núcleo?

Servo de Grupo de Oração: por que você não pode deixar de participar do núcleo?

Na Renovação Carismática Católica, o servo de Grupo de Oração é convidado a viver a unidade, assim como testemunhou a primeira comunidade cristã (Cf. At 2,42-44). Unidos entre si, clamavam sempre ao Espírito Santo e anunciavam a Salvação. Uma das figuras utilizadas por Jesus no Evangelho de São João que melhor traduz esse espírito de comunhão é a Videira. 

O Mestre não se limitou a falar em parábolas com seus discípulos, mas abriu seu coração e falou abertamente aos seus amigos. “Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5). Quando nos unimos em oração, discernimento e partilha estamos profundamente enraizados na Videira, em Cristo. Somos ramos que precisam estar ligados um ao outro, e assim à sua árvore. 

Entenda alguns motivos pelos quais o servo de Grupo de Oração não pode deixar de participar das reuniões do Núcleo de Serviço. 

1. Estar em unidade com o Movimento e as Moções Proféticas

“Todo Grupo de Oração carismático tem sua coesão, boa ordem, planejamento e continuidade assegurados pelo núcleo de serviço” (Apostila 5, Módulo Básico, Grupo de Oração, pág. 12). O Grupo de Oração como célula fundamental da RCC possui como marca do Movimento a comunhão com as instâncias de coordenação. Não se pode conduzir um Grupo Carismático sem que sejam consideradas as diretrizes do Movimento. 

Essa quebra de unidade descaracteriza a ação do Espírito inspirada àqueles que foram eleitos por Deus para direcionar essa porção do povo do Senhor. Não participar das reuniões de núcleo põe em risco que determinadas coordenações tomem caminhos e ações que sejam contrários àquilo que Deus tem falado, ficando vulneráveis às escolhas humanas. 

2. Promover o espírito de comunhão entre os irmãos

Uma das características mais fortes dos nossos Grupos é a comunhão fraterna. É preciso dizer que essa relação de unidade é sentida inicialmente nos membros do Núcleo de Serviço, refletindo positivamente no povo de Deus. Quando não há esse vínculo bem estabelecido, os direcionamentos podem perder os  objetivos fraternos e evangelizadores. É preciso que se encarne a Palavra de Deus que diz: “Amai uns aos outros como eu vos amei!” (Jo 15, 17).

Estar sempre presente nas reuniões promove essa graça e deixa fluir as graças do Espírito Santo que é Amor. 

3. Cuidar do pastoreio dos membros do Grupo de Oração

Os coordenadores são os pastores desse rebanho que lhes foi confiado por ação da Misericórdia de Deus. Cada instância tem sua participação nesse caminho de formação dos filhos e filhas de Deus. Portanto, é indispensável que estejam alinhados na linguagem e nos discernimentos que tiverem feito acerca da vida de cada membro. 

Essa falta de unidade influencia diretamente no Grupo de Oração, se tornando danosa para o crescimento espiritual do Movimento. 

4. Ser coerente com o Evangelho e as diretrizes de formação da RCCBRASIL

É importante que os servos do Grupo de Oração passem por todas as etapas de formação oferecidas pelo Movimento, a fim de abraçar o discipulado e os frutos de santidade que a vida no Espírito oferecem. Portanto, um servo de Grupo de Oração que não participa ativamente das reuniões de núcleo compromete diretamente esse processo formativo, deixando os que lhe foram confiados sem o alimento sólido e necessário para o pleno desenvolvimento em cada etapa. 

Acima de qualquer coisa, a unidade espiritual com o núcleo permite que os envolvidos estejam profundamente unidos na ação de Deus para aquela porção do povo de Deus. Estamos falando de uma unidade dupla: Com Cristo, a Videira, e com os demais ramos, os irmãos. Sejam diligentes a fim de que essa graça alcance ainda mais irmãos e irmãs.