Skip to main content
encontro do Grupo de Oração

O que não pode faltar no encontro do Grupo de Oração paroquial?

Os Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica (RCC) são a célula fundamental do Movimento, e costumam acontecer subdivididos nas paróquias de cada diocese. É neles o lugar do encontro, da partilha, da formação, do crescimento espiritual, do discipulado, enfim, da evangelização. À exemplo das comunidades dos primeiros cristãos (cf. At 2, 42-44), os membros buscam na partilha do pão, nas reuniões de oração, no anúncio do Evangelho e na vivência fraterna, clamar, em unidade, o Espírito Santo que transforma todas as coisas. 

A principal missão do Grupo de Oração é levar a experiência do Batismo no Espírito a todos que encontrarem ou que o Senhor lhes enviar. A Paróquia  – divisão territorial estabelecida por decreto diocesano, de acordo com as realidades pastorais – é o local em que os Grupos se reúnem para o encontro do Grupo de Oração. Saiba o que não pode faltar neste momento de Graça. 

Como acontece um Grupo de Oração 

O desenvolvimento do Grupo de Oração acontece de acordo com a estrutura estabelecida pelo Conselho Nacional, experimentada ao longo dos anos, e organizada em vista da evangelização que transforma os que se achegam em discípulos.

  • Núcleo de Serviço: Reunião com a equipe de coordenação do Grupo, para discernimento, avaliação e planejamento sobre a vida espiritual e formativa dos irmãos;
  • Reunião de Oração: Momento ápice do Grupo, no qual através do louvor, da súplica ao Espírito Santo, da vida fraterna e da Partilha da Palavra os irmãos são renovados na Graça para suas vidas e missão;
  • Grupo de Perseverança: Voltados para a realidade jovem, procura solidificar a formação juvenil no discipulado, movendo a vida e a entrega do seu coração a Jesus. 

A partir dessa dinâmica os coordenadores podem tomar como base os subsídios do Ministério de Formação que propõe um itinerário concreto de formação e serviço do irmão e irmã que chega ao Grupo de Oração e deve ser levado a crescer na Graça e no desejo de corresponder a vontade de Deus. 

A dinâmica do encontro do Grupo de Oração 

A dinâmica da Reunião de Oração gira em torno dos pilares de fraternidade, espiritualidade e formação. O Núcleo de Serviço, ao rezar e discernir – de acordo com as Moções enviadas pelo Conselho Nacional  e suas coordenações – estrutura como acontecerá a Reunião de Oração e divide as atribuições aos irmãos. Desse modo é possível elencar o que não pode faltar no Grupo de Oração.

1 – A moção do encontro

Como foi dito, tudo o que acontece na Reunião de Oração foi rezado, pensado e discernido pelo Núcleo de serviço. Que se evite ao máximo que aconteçam encontros que não tenham sido previamente organizados e preparados.

2 – Os irmãos responsáveis por cada função 

O Núcleo de Serviço deve passar com antecedência as funções de cada irmão, para que rezem e se preparem bem para o encargo que lhes foi confiado. Isso possibilita a preparação espiritual de cada um, a fim de que estejam em unidade e unção no momento do encontro. 

3 – Os Ministérios e suas atribuições

No dia da Reunião de Oração os Ministérios precisam exercer suas atribuições com alegria e afinco. Com cada um vivendo o seu Ministério, o Espírito potencializa sua Graça e poderemos colher ainda mais frutos. 

4 – O pregador

O irmão que irá ministrar a Palavra (ele deve preparar-se com antecedência), precisa ser bem acolhido e ter à sua disposição tudo o que for necessário para realizar sua missão: um suporte ou mesa para apoiar a Bíblia e suas anotações, água, computador e data show – se necessário, entre outros. 

5 – Distribuição das atividades que serão feitas pelo Grupo 

Outras atividades talvez sejam necessárias, e devem ser providenciadas com antecedência. Os avisos devem ser sucintos e repassados da forma mais didática possível. Além disso, vale a pena que os coordenadores preparem atividades concretas que podem ser feitas pelos integrantes do Grupo para reforçar o tema tratado na Reunião.