Skip to main content
grupo de oração jovem

Grupo de Oração Jovem: Qual sua missão e como iniciar um na sua paróquia

“A Igreja é viva! A Igreja é jovem!” Esse grito ecoou durante a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro. Mais do que uma expressão momentânea, guardava em si uma verdade. Como Renovação Carismática Católica, vemos no Grupo de Oração Jovem o lugar desse transbordamento, onde é possível contemplar a vitalidade da juventude batizada no Espírito Santo.

Dentro do Movimento, a presença juvenil se dá através do Ministério Jovem que se apresenta de duas formas: ou como uma equipe dentro dos Grupos de Oração mistos, ou através dos Grupos de Oração Jovem. Sua missão consiste em proporcionar ao jovem que chega aos encontros um caminho de transformação de vida que culminará no discipulado. 

A missão de evangelizar a juventude

Pensar a evangelização dos jovens nos remete a São João Paulo II e seu incansável esforço para alcançar seus corações. Com a criação das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), o papa polonês inspirou a Igreja do mundo inteiro a uma nova evangelização, com novos métodos e novas expressões. 

Seguindo este espírito, o Papa Bento XVI deu continuidade às JMJs, e ainda em seu pontificado lançou a versão jovem do Catecismo da Igreja Católica, o YouCat. 

Já na primeira viagem pontifícia, o papa Francisco veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. E no início de 2019, esteve em sua 3ª JMJ, no Panamá, no qual afirmou “Vós jovens não são o futuro, vocês são o AGORA de Deus!”. 

A missão de evangelizar a juventude é uma urgência no coração da Igreja, sobretudo mediante a resposta generosa feita pelos jovens que vivem uma profunda experiência com o Senhor. Em tempos em que o hedonismo, o mundanismo e o relativismo tem tirado da juventude o sentido do eterno, da espiritualidade, a evangelização urge como um meio de transformação não só de vidas, mas da sociedade.

Como iniciar um Grupo de Oração Jovem na sua paróquia

Para dar início a um Grupo de Oração Jovem é necessário, inicialmente, trilhar um caminho de discernimento junto aos coordenadores, por meio da escuta do povo, análise da realidade e oração. É importante discernir bem se aquela realidade carece de fato um Grupo de Oração Jovem, que poderá acontecer em dias e horários alternativos, viabilizando a participação de jovens que trabalham e estudam durante a semana, ou ainda, se deve se iniciar um trabalho específico e voltado para a juventude dentro de um Grupo de Oração Misto já existente. É importante considerar que ambas iniciativas possuem seu valor para o Movimento que, junto com a Igreja nos convida a estarmos atentos à “opção preferencial pelos jovens” (Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil 2019-2023, número 119).

A partir disso, para a implantação do Ministério Jovem no Grupo de Oração Misto, será necessário discernir um jovem que deverá formar uma pequena equipe de trabalho.

Já o desenvolvimento do Grupo de Oração Jovem se dá de acordo com a estrutura comum:

  • Núcleo de Serviço: Reunião com a equipe de coordenação do Grupo, para discernimento, avaliação e planejamento sobre a vida espiritual e formativa dos irmãos;
  • Reunião de Oração: Momento ápice do Grupo, no qual através do louvor, da súplica ao Espírito Santo, da vida fraterna e da Partilha da Palavra os irmãos são renovados na Graça para suas vidas e missão;
  • Grupo de Perseverança: Voltados para realidade jovem, procura solidificar a formação juvenil no discipulado, movendo a vida e a entrega do seu coração a Jesus. 

A partir dessa dinâmica os coordenadores podem tomar com base os subsídios do Movimento, por meio do Ministério de Formação e Ministério Jovem, que propõe um itinerário concreto de formação e acompanhamento dos jovens que chegam ao Grupo de Oração e que devem ser conduzidos a crescerem na Graça e no desejo de corresponder a vontade de Deus.

Conheça os materiais formativos mais recentes do Ministério Jovem:

Orientações para o serviço com os jovens nos Grupos de Oração: https://bit.ly/2nORGJl

RCC Responde 12 (versão 2019): https://bit.ly/2BijclA