Skip to main content

Namoro casto: como promover no Grupo de Oração

Vamos falar sobre o namoro casto?

Primeiramente, todos nós somos chamados à castidade em nossa vocação e em nosso estado de vida.

Seja os solteiros, namorados, casados e religiosos; todos enfaticamente somos chamados a vivência da castidade. Ainda mais é nela que consiste uma das portas à santidade, “sem a qual ninguém pode ver o Senhor” (Hb 12,14).

A diferença é que a cada estado de vida compete uma forma de vivenciar esta grande e bela virtude.

Mas qual é o caminho que podemos percorrer para seguir em nossas vidas, ou para os jovens dentro do nosso grupo de oração, um namoro casto?

Entenda como acompanhar de perto os casais, motivando-os à vivência do diálogo e das virtudes. Continue a leitura!

Castidade na fase do namoro

A fase do namoro é um tempo de conhecimento, crescimento e ajuda mútua. Todo namoro foi feito para acabar no altar, quando se tornará um matrimônio, ou com a decisão de cada um seguir por caminhos diferentes.

Portanto, a fase do namoro deve ser vivenciada no desejo de levar o outro a um degrau acima do que estava antes do início do namoro. Com intenção sincera!

É propício ao chamado do namoro casto um comportamento contido, como afirma o Catecismo da Igreja Católica:

“Eles farão, neste tempo de prova, a descoberta do respeito mútuo, a aprendizagem da fidelidade e da esperança de se receberem um ao outro de Deus… Ajudar-se-ão mutuamente a crescer na castidade” (Cf. CIC §2350).

A castidade e a capacidade de amar

Um namoro casto é um relacionamento que agrega ainda mais valor à pessoa e precisa ser pela via da castidade. Pois somente a castidade tem a capacidade de preservar o que o outro tem de precioso: sua afetividade.

Acima de tudo, isso compreende a forma como a pessoa se relaciona com Deus e com o outro. Se alguém não vive uma afetividade de forma ordenada, não conseguirá amar a Deus e ao outro como é devido; e, consequentemente, não viverá a castidade.

A castidade vai muito além do ato sexual, ela compreende o ser humano como um todo. Ou seja, seu jeito de ser e de se expressar, bem como a sua capacidade de amar a Deus e ao próximo.

Um namoro casto significa acima de tudo saber amar o outro. Desta forma, quanto mais casto for, maior é a capacidade de amar!

Um namoro casto é garantia de felicidade

Obedecendo ao mandamento da lei de Deus que nos pede para não pecarmos contra a castidade, um namoro casto e santo fortalece a vida de quem namora em todos os seus aspectos; principalmente na obediência à vontade de Deus.

Nesse sentido, é feliz aquele que obedece aos mandamentos, pois foi assim que Deus, ao estabelecer essas ordens, garantiu a nossa felicidade. Portanto, um namoro casto é sinal de felicidade.

Um namoro casto consiste em viver aquilo que é próprio do namoro, e aí não está incluso o ato sexual, pois este foi separado apenas para os cônjuges em estado matrimonial. Logo, para aqueles que já contraíram o sacramento do matrimônio.

Leia também:

Grupo de Oração Jovem: Qual sua missão e como iniciar um na sua paróquia

10 temas que não podem faltar em um Grupo de Oração Jovem

O papel das Famílias carismáticas na evangelização

Promovendo o amor autêntico dentro dos Grupos de Oração

É preciso que em nossos grupos de oração tenhamos o zelo e a atenção de promover uma espiritualidade que forme os jovens e aqueles que namoram ou desejam namorar. Afinal, para que se busque a vivência de uma afetividade e sexualidade segundo a vontade de Deus.

E o que pode ser feito?

Através de formações humanas, conversas e muito pastoreio, pois os namorados e aqueles que desejam namorar precisam de um olhar mais atento e zeloso.

Caso contrário, um namoro distante da castidade coloca em perigo também o próprio grupo de oração.

Isso porque, uma vez que os casais de namorados caem no pecado da impureza, todos que estão ao redor terão um elo enfraquecido e uma brecha por onde se perderá a graça de Deus.

O pecado da impureza, que consiste na falta de castidade, leva a alma de quem o pratica à uma profunda escuridão e distanciamento de Deus. E uma vez não corrigido, arrastará a alma para um abismo e só a Misericórdia Divina poderá a alcançar.

Então, aqueles que são responsáveis pela condução e acompanhamento dos membros não estão exagerando quando colocam todo seu empenho no pastoreio dos casais de namorados e daqueles que pretendem namorar.

A impureza nos afasta de Deus

Em uma era tão erotizada como esta em que estamos vivendo, é preciso ensinar aos homens e mulheres a guarda dos sentidos. Uma vez alcançado isso por meio do autodomínio se obterá uma maior firmeza diante de uma ocasião de pecado.

Ao olharmos para o outro como um filho amado de Deus e de valor inestimável conseguimos compreender o motivo de não tratá-lo como objeto. Contudo, nos esforçamos ao máximo para que sua dignidade seja preservada.

É necessário fomentar dentro dos nossos grupos de oração uma espiritualidade que tenha a Jesus no centro de nossas vidas. De tal maneira que, tudo será feito para agradá-lo.

Um namoro casto muito agrada ao coração de Deus e, com isso, o Senhor encontra espaço para fortalecer a cada dia nossa capacidade de amar.

CLIQUE AQUI E CONTRIBUA COM A RCC BRASIL!

Portanto, quando o namoro é casto, então é gerado nos corações dos namorados um amor ainda maior ao próximo e a Deus.

Finalmente, os que já são casados possam também com suas vidas serem testemunhas de que a castidade vale a pena. E, com o auxílio de Deus e da Virgem Maria, é possível viver um namoro casto.