Skip to main content

Cristo te iluminará as trevas do desânimo e do abatimento

Como viver o tema proposto à Renovação Carismática Católica do Brasil pelo Espírito Santo, sem entender profundamente o que São Paulo disse aos Efésios? 

Sendo assim, é muito importante que nós, Carismáticos, meditemos a Palavra norteadora deste ano que nos exorta a viver dignamente a nova vida que recebemos. E, neste Tempo Pascal, o faremos sob a ótica da morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Então, vamos meditar juntos? Leia o artigo até o final!

Abrace a vida nova 

A morte de Jesus Cristo traz vida nova para nós e é nessa vida que somos chamados a cultivá-la em nosso cotidiano.

Nós que buscamos viver uma vida segundo o Espírito Santo devemos abandonar as atitudes velhas e permitir que verdadeiramente a ressurreição de Cristo se concretize em cada uma das nossas ações.

Cristo não ressuscitou para si mesmo, mas tudo que viveu e passou em Sua Paixão, morte e ressurreição tem uma finalidade: a salvação do homem.

É para que tenhamos vida que Ele morreu por nós. Não podemos negligenciar ou simplesmente ignorar este grande dom de Deus. Por isso, abrace a vida nova e tenhas certeza de que Cristo te iluminará.

Você pode ler também: É hora de despertar para vida no Espírito Santo

Como viver a páscoa enquanto Carismático

Nós, carismáticos, somos um povo que passamos da morte para a vida. Desta maneira, a morte e a escuridão não nos pertence. E também nós não pertencemos a ela!

Não podemos nos acomodar a uma vida velha, sem frutos e sem a luz de Cristo.
Somos filhos da luz e pertencemos à luz. “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes” (Ef 5,8).

A obra da ressurreição de Cristo nos garante uma luz que irradia do mais íntimo de nosso ser, ao mesmo tempo que brilha fortemente diante de nossos olhos. É o próprio movimento do Espírito Santo que em nós opera de forma infusa e efusa.

“O dom do Espírito inaugura um tempo novo na dispensação do mistério: o tempo da Igreja, durante o qual Cristo manifesta, torna presente e comunica a sua obra de salvação…” (Cf. CIC §1076).

Cristo ressuscitou para que ressuscitamos com Ele

“O mesmo espírito que ressuscitou Jesus dos mortos também dará vida aos nossos corpos. A fé cristã está fundamentada neste dogma de fé” (Cf. Por que devemos crer na ressurreição? – Canção Nova).

É ali, dentro dos túmulos em que nos encontramos, que Cristo nos iluminará. Ele, que ressuscitou antes de nós, move a pedra para que também nós possamos sair da escuridão da morte. Ele caminha à nossa frente.

Cristo sentiu em sua própria carne as dores humanas e Ele não é alheio às nossas lutas e dilemas, mas, porque passou por elas, é que pode nos indicar o caminho para a vida.

Confira: Carismáticos, saiam do abatimento e do desânimo

Cristo nos iluminará porque sabe exatamente as trevas que perpassam a condição humana. Ele em sua morte visitou os sepulcros onde jaziam os nossos corações e tocou na nossa morte. Ele sabe onde nos perdemos!

Jesus abre, pois, um caminho todo novo para que a nossa miséria humana, ao encontrar-se com Sua luz e santidade, tenha vida nova.

É preciso abrir-se a esta realidade

Lembremo-nos sempre: “Cristo te iluminará”. Contudo, se não tivermos a disposição e a coragem para abandonar as amarras permaneceremos cativos no sepulcro.

“Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus” (Ef 5,17). É preciso a renúncia e o esforço diário para que as trevas do desânimo e do abatimento não ofusquem a luz de Cristo em nós.

Fomos ressuscitados e precisamos estar vigilantes para que não voltemos a uma realidade de morte e escuridão. Pois muitas são as realidades em nossa vida missionária e pessoal que nos tiram pouco a pouco da luz.

“Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus” (Ef 5,15-16).

A ressurreição de Cristo é força transformadora

A cada dia da Páscoa a luz de Cristo precisa ir encontrando em nós um lugar ainda maior. É preciso permitir que essa luz brilhe sobre as trevas do desânimo e do abatimento, da falta de esperança e de fé.

Durante a nossa caminhada, nos deparamos com várias situações e circunstâncias que podem ir minando a vida nova que recebemos de Cristo.

Uma realidade de pecado, de impurezas, de indiferença precisa ficar para trás, ali enterrado dentro do túmulo. Afinal, Cristo nos aguarda do lado de fora com todas as graças e bênçãos necessárias para este novo tempo.

Sem penitência não há vida espiritual fecunda

Nosso olhar deve estar voltado para o túmulo que se abriu nos deixando livres de tudo aquilo que nos paralisava e nos causava morte. “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará” (Ef 5,14)!

A força da ressurreição de Cristo nos impulsiona para fora

É no período Pascal que nos preparamos para uma nova missão, para um tempo novo, para uma nova evangelização. Pois, se fomos trazidos à luz novamente, é para que anunciemos ao mundo que Cristo iluminará a todo aquele que se abrir.

Enquanto carismáticos, nos preparemos durante este Tempo Pascal para o anúncio da Boa Nova de Cristo. Com nossas próprias vidas somos testemunhas de que o túmulo se abriu.

Portanto, se hoje brilha a nossa luz é porque já não há mais trevas naquele que foi iluminado por Cristo, isto é, alcançado por sua ressurreição.

Que alegria meus irmãos! Cristo ressuscitou! E com Ele uma força toda nova já habita e opera em nós.

Então, nós, Renovação Carismática Católica, somos um povo amado, um povo escolhido! E saber disso já basta para cultivar e anunciar a alegria pascal presente em nós.

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO NOSSO E-BOOK GRATUITO