Skip to main content

5 dicas para organizar sua vida financeira à luz da fé

Ter um olhar de fé para a vida financeira  é exagero para muitos e para outros um tanto desnecessário. Somente para uma parcela bem pequena isso será indispensável para se viver bem.

Já a fé, para alguns, é considerada  apenas como um instrumento das suas próprias vontades. Sendo assim, hora é utilizada, hora é dispensada.

Com isso, haverá bastante dificuldade em compreender que Deus deseja agir e se importa com todas as áreas que envolvem o ser humano e sua existência.

Colocar a nossa vida financeira sob o olhar de Deus, sob a ótica da fé, jamais será algo dispensável, mas, sim, uma necessidade para bem viver os nossos dias aqui na terra. Ainda mais, para administrar os nossos bens com sabedoria.

Mas, na prática, como podemos fazer isso? Confira abaixo 5 dicas para organizar sua vida financeira à luz da fé.

1 – Coloque-se diante de Deus como um todo

Se queremos contar com o apoio e o auxílio Divino na nossa vida financeira, não adianta colocar diante de Deus apenas algumas áreas de nossa vida. Entenda, é preciso ter a coragem de se colocar por inteiro!

Afinal de contas quem administra a vida financeira somos nós. As decisões de como utilizar o dinheiro é nossa. Portanto, é de extrema importância que nos coloquemos nas mãos do Senhor.

A sabedoria que necessitamos para administrar bem a nossa vida em todas as áreas, inclusive a financeira, vem de Deus. Por isso, devemos sempre apresentar a Deus a nossa realidade e circunstâncias.

Leia também: 7 práticas indispensáveis para transformação de vida

2 – Planeje e colabore com a graça de Deus

É comum vermos os cristãos rasgarem o planejamento financeiro com a desculpa que Deus proverá tudo. Em muitos casos, até se utilizam de passagens bíblicas para justificar tais atos de imprudência.

Por exemplo: “Portanto, eis que vos digo: não vos preo­cupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?” (Mt 6, 25).

Na verdade, essa passagem não está nos impondo uma forma irresponsável de viver, mas sim de confiar na providência divina. São duas coisas bem diferentes.

Veja essa passagem abaixo:

“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: ‘Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar’” (Lc 14,28-30).

Para que Deus possa fazer a parte Dele e abençoar as nossas finanças é necessário que façamos a nossa parte. E é justamente aqui que entra o planejamento!

Verifique qual é a sua realidade financeira atual. Faça isso de forma sincera, sem ocultar nenhum dado, principalmente se houverem dívidas.

Em seguida defina onde você quer chegar. Quais são seus sonhos, projetos e objetivos. Trace metas e caminhos para concretizá-los.

O mais importante do planejamento é a fidelidade! Seja fiel a tudo que você planejou, seguindo as metas e as rotas que foram traçadas. O sucesso do planejamento é o cumprimento dele.

Deus sempre abençoa a vida financeira de quem trabalha com afinco e colabora com a graça divina. Ele poderia fazer tudo sozinho, mas em sua pedagogia quer contar conosco, nos ensinando o caminho da diligência.

A mão preguiçosa causa a indigência; a mão diligente se enriquece. Quem recolhe no verão é um filho prudente; quem dorme na ceifa merece a vergonha” (Provérbios 10,4-5).

3 – Tenha sempre sua vida financeira registrada

Faça uso de planilhas, cadernos e livros de registros para colocar todos os seus dados financeiros, por exemplo, o que entra e sai de dinheiro e para que foi utilizado. Faça isso mensalmente e sempre consagre o início do mês a Deus.

Mas, atenção! Consagrar as finanças a Deus não significa que poderemos gastar o dinheiro de qualquer forma e de maneira irresponsável, ou achar que Deus há de consertar os nossos erros.

Pelo contrário, devemos bem aproveitar aquilo que Sua Providência nos deu e ter zelo com cada centavo de nossa vida financeira, pois ela é dádiva de Deus. Saber empregar bem o dinheiro é exaltar Seu nome, pois testemunhamos que aquele que tem a Deus nada lhe falta.

Leia também: Coloque Jesus no Centro da sua vida

4 – Peça a Deus a graça da temperança

A maioria das pessoas que tem uma vida vida financeira desequilibrada não exerce a virtude da temperança.

Não podemos gastar mais do que  temos, por isso devemos sempre analisar antes de comprar algo.

Devemos fazer perguntas como: eu tenho uma necessidade real de compra? Eu analisei os meus registros financeiros antes de comprar? E o que eles me dizem?

Os questionamentos devem sempre ser feitos se quisermos ter uma vida financeira equilibrada e fugir das armadilhas que o consumismo nos propõe. Portanto, peçamos sempre a temperança para que tenhamos uma vida financeira equilibrada.

Leia também: Carismáticos, saiam do abatimento e do desânimo

5 – Se possível, aprenda sobre finanças

Não, não é um exagero. Muitos têm sua vida financeira desorganizada porque não entendem nada sobre finanças.

Não é necessário ter um super curso ou graduação na área. Mas se queremos ter organização financeira é preciso “entender o mínimo do assunto para que possamos dar passos mais seguros” e acertamos em nossos planejamentos.

Entender sobre finanças está longe de ser assunto apenas para empresários, afinal em nosso dia a dia estamos lidando com dinheiro a todo momento. E, com certeza, Deus há de se aproveitar desse conhecimento para iluminar os nossos projetos e decisões.

Por último, a vida financeira é uma área de nossas vidas e exige de nós o nosso olhar e cuidado. Certamente, quem tem uma vida financeira equilibrada pode experimentar e testemunhar a Providência Divina.