Skip to main content

Como estabelecer um planejamento financeiro para o Ano-Novo

Estabelecer um planejamento financeiro trata-se de uma necessidade para o início de cada ano. Pelo menos, é o que afirmam unanimemente todos os especialistas no assunto.

Sem dúvidas, com um plano financeiro chegamos mais rápido aos nossos objetivos ao longo do ano.

Não é questão de uma visão apenas voltada para as finanças. Pelo contrário, aqueles que experimentam os benefícios do planejamento financeiro testemunham a maravilha de dar passos mais firmes em todas as áreas da vida.

É por isso que o planejamento financeiro anual deixou de ser assunto somente para empresas e passou a ser uma prática necessária na realidade de qualquer pessoa.

Dessa forma, nós, como carismáticos que buscamos dar passos mais firmes na construção do reino de Deus, em nosso meio e na nossa vida, precisamos de uma visão apurada de nossas finanças.

Saiba como estabelecer um planejamento financeiro à luz da fé lendo esse texto até o fim!

O planejamento financeiro na vida de um Cristão

Uma grande Santa e Doutora de nossa Igreja já dizia: “Teresa, sem a graça de Deus é uma pobre mulher; com a graça de Deus, uma força; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência”.

Teresa D’Ávila é um grande modelo de como um cristão deve tratar os assuntos relacionados à vida financeira. Quem conhece a sua história vai constatar que essa frase acima, de longe, é uma exaltação ao dinheiro.

Pelo contrário, Teresa D’Ávila sabia exatamente que o dinheiro utilizado por um cristão deve ser motivo de glorificação do nome de Deus.

Dessa forma, todo cristão consciente de sua vocação neste mundo deve compreender que não pode fugir da realidade financeira, ainda que seja religioso e faça voto de pobreza.

O dinheiro é um bem que todos nós, por ainda estarmos nesse mundo, precisamos aprender a lidar.

Sendo assim, todo cristão deve ser modelo em sua conduta com o dinheiro. Quer seja quando lida com os bens da Igreja, como também com o seu próprio dinheiro.

Dessa forma, estabelecer um plano financeiro na vida de um cristão é testemunhar que a organização pessoal permeada da graça Divina nos faz chegar bem mais longe.

BAIXE SEU E-BOOK GRATUITAMENTE AQUI

A importância de estabelecer um planejamento financeiro no início do ano

Um cristão não pode iniciar o ano de qualquer jeito sem que antes faça um adequado planejamento.

Para nós, carismáticos, iniciar um novo ano é tempo de avaliarmos onde, no ano que se passou, não nos permitimos ser guiados pelo Espírito Santo. Pois, é comum um cristão ser tentado a reservar a sua vida financeira de Deus, como se fosse uma área que deva ser comandada apenas por nossas capacidades humanas.

Dessa forma, estabelecer um planejamento financeiro no início do ano é dizer para Deus que nós queremos, sem reservas, sermos inteiramente Dele, integralmente.

Como estabelecer um planejamento financeiro para o ano que virá

Primeiramente, é preciso saber que o planejamento financeiro é uma ferramenta que serve para identificar a nossa realidade financeira.

Isso acontece porque para montarmos um plano financeiro é necessário coletar diversos dados e informações acerca de nossas finanças pessoais ou que somos responsáveis.

Dessa forma, identificamos os resultados de nossos empreendimentos e como utilizamos nossos recursos financeiros.

Sendo assim, é possível saber se no ano que passou fomos fiéis à vontade de Deus em nossas vidas no que diz respeito a utilização daquilo que Ele proveu ao longo do ano que se finda.

Dessa forma, podemos dividir o Planejamento financeiro nas etapas conforme os tópicos a seguir.

Coleta de dados

Conforme o especialista Ricardo Teixeira*, “o primeiro passo é anotar”. Anote tudo o que você gasta e o que recebe.

Nesta etapa, precisamos tomar nota da nossa receita anual, ou seja, das entradas e saídas que tivemos ao longo do ano que está acabando.

Entendendo por entrada tudo aquilo que recebemos como rendimentos; e por saídas, tudo aquilo que foi gasto.

Definição dos Objetivos

Onde você quer e precisa chegar? Quais os projetos a serem alcançados? Quais as suas necessidades? Quais os teus sonhos? Essas e outras perguntas precisam ser respondidas.

Então, comece vendo 5 dicas para organizar sua vida financeira à luz da fé!

Definição das metas

É indispensável estimar se os objetivos acima possuem custos e em quanto tempo precisam ser alcançados.

Ou seja, se há uma necessidade de comprar um carro, é necessário saber qual o valor do veículo a ser comprado e se é urgente ou não. E quanto tempo ainda é possível permanecer sem um carro.

Os prazos são indispensáveis para que os objetivos sejam alcançados e a procrastinação não seja uma realidade constante a ponto de prejudicar os resultados do planejamento.

Estruturação

Separe as entradas das saídas e em seguida organize cada uma em particular de acordo com a origem e a data.

Por exemplo, nas entradas, especifique de onde cada rendimento veio e a data de cada um. Da mesma forma, nas saídas, quando e para que foi destinado. Ao concluir essas etapas, identifique onde existiram desperdícios e o que pode ser feito para a redução de gastos.

Assim, com todos os dados organizados, será mais fácil traçar estratégias e caminhos possíveis para se alcançar um equilíbrio financeiro. Será, acima de tudo, possível colaborar com a vontade de Deus em nossas vidas, que age por meio de Sua Divina Providência.

Pois, ao contrário do que muitos pensam, a Providência Divina não exclui a contribuição humana, mas, antes, potencializa os seus resultados.

Dessa maneira, estabelecer um planejamento financeiro no início do ano é pôr em prática a palavra que diz: “Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?” (Lc 14, 28).

Portanto, testemunhamos com nossa vida a ordem que se tem quando permitimos que Deus, por meio do Seu Espírito Santo, nos conduza. Pois, Deus nunca inicia uma obra para não levá-la a termo.

CLIQUE AQUI E AJUDE A RCC BRASIL!

* Em entrevista à CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/veja-como-organizar-a-vida-financeira-neste-inicio-de-ano/