Skip to main content

Como confiar na Providência Divina

Embora saibamos da existência da Providência Divina, faz-se necessário experimentá-la para que possamos constatar a sua ação constante em toda a criação.

A verdade é que todo aquele que confiou na Providência Divina teve a sua vida transformada e sua fé elevada, pois confiar na Providência Divina nos torna colaboradores do agir divino.

Para que a Providência Divina aconteça, nos é exigido algumas ações práticas em nosso dia a dia que nos levarão a crescer na confiança e no abandono a esta grande fonte de graças.

Sim, porque a Providência Divina é uma fonte de graças!

Veja abaixo algumas práticas que nos ajudarão a confiar mais a cada dia na Providência Divina.

1 – Entender o que é a Providência Divina

A Providência Divina é a prova do amor misericordioso do Pai dos Céus. Esse amor está sempre presente em nossas vidas, mesmo quando não o enxergamos.

No sol que nos aquece, na terra e na chuva que faz a semente brotar, na água sempre disponível e tão necessária ao homem. E, como não falar?, também em nossas vidas financeiras.

A Providência Divina é o olhar cuidadoso de Deus que acompanha e supre as necessidades de cada filho Seu. É “uma atividade permanente de Deus, um cuidado permanente… Ele não está longe de nós, nem é mero expectador dos acontecimentos” (CNBB, A PROVIDÊNCIA DIVINA).

A Palavra de Deus nos diz que o Nosso Senhor é um Deus cuidadoso e zeloso: “Vou te ensinar – dizeis – vou te mostrar o caminho que deves seguir; vou te instruir, fitando em ti os meus olhos…” (Sl 31,8).

Pois bem, sendo um Deus zeloso e cuidadoso Ele sabe o que é bom para cada um de nós e nos conduz por um caminho de amor: o caminho da Sua vontade.

Estar na vontade de Deus, portanto, é estar sob a Providência Dele. É ter a certeza de que nada nos faltará se agirmos como colaboradores de Sua graça. Através da obediência à Sua voz, da partilha e missão.

2 – Alimente a sua fé

Sem fé jamais seremos capazes de experimentar a Providência Divina.
Foi por confiar na Providência Divina que Abraão teve o filho poupado de sacrifício (Gn 22,1-19).

Precisamos alimentar a nossa fé e nosso conhecimento acerca de Deus. Veremos o quanto Ele foi providente na história de seu povo e o quanto Ele prometera ser até o fim do mundo.

O salmista diz: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará” (Sl 23). Somente alguém que tem uma fé firmada pode proclamar esta verdade.

Assim, conseguir organizar sua vida financeira à luz da fé não vai parecer algo tão difícil! E, à medida que nossa fé vai crescendo acerca do amor e do Poder de Deus, cresce também a nossa capacidade de confiar a Ele todas as coisas.

Logo, a vida de oração é indispensável para aqueles que desejam crescer na fé e consequentemente na confiança em Deus: a oração é a base da confiança.

A confiança na Providência Divina é, portanto, a prova de quem crê.

3 – Prática do desapego

A Providência Divina pode nos dar tudo. Apesar de muitas vezes Deus permitir que passemos pela falta de recursos para experimentarmos de sua providência.

Pois Deus sabe que, por muitas vezes, colocamos a nossa confiança não na Sua santa providência, mas naquilo que temos de material. Nesses casos, faz-se necessário o desapego para que possamos nos agarrar àquilo que realmente é infindável. Tudo nesta terra é finito, somente Deus é infinito. Dessa forma, a nossa confiança e esperança precisam estar ancoradas em Deus.

Assim, a nossa alegria jamais se esgotará e as nossas forças se renovarão como diz a Palavra de Deus: “mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar” (Isaías 40,31).

Nada nos faltará se Deus for o nosso tudo! A quem tem Deus nada falta, só Deus basta. (Santa Tereza D’Avila).

4 – Prática do abandono em Deus

Em uma sociedade tão materialista e que deseja ter sempre o controle de tudo nas mãos, falar de abandono é quase uma coisa irracional. Mas Deus nos chama a nos abandonarmos Nele na certeza de que a Sua Divina Providência nunca falha.

Precisamos experimentar os frutos que o abandono em Deus e à Sua providência proporcionam na alma daquele que crê: alegria, paz, sentimento de pertença etc. De fato, sentir-se amado e cuidado por Deus nos dá a segurança que tanto almejamos em meio aos nossos esforços.

Iniciemos o nosso dia realizando esta prática de abandonarmos tudo o que somos e possuímos nas mãos do Senhor e colhamos os frutos dessa certeza: Deus cuida de nós!

LEIA MAIS:
Vida financeira: amigos que permanecem na abundância e na penúria
Cristo te iluminará as trevas do desânimo e do abatimento
7 passos para despertar sua vida de oração
Partilhar e Evangelizar: como ser um benfeitor carismático

5 – Faça sua parte, e veja Deus fazendo a Dele

Ao contrário do que muitos pensam, confiar na Providência Divina não é cruzar os braços. Para melhor compreendermos, reflitamos através da seguinte analogia.

Um homem tem um campo e deseja colher frutos saborosos e abundantes. Este homem sabe que chuvas abundantes podem cair a qualquer momento e que sua terra é boa para o cultivo.

Ele sabe que se plantar a semente, com a chuva logo brotará o fruto na terra, então se apressa em organizar tudo e semear as suas sementes. Em determinado dia a chuva cai e cultiva a terra que tempos depois dará abundantes frutos.

O homem feliz pode viver daquilo que cultivou. “O agricultor não pode querer colher frutos que não plantou, comer alimentos que não cultivou” (Cf. Formação Canção Nova).

Então, essa pequena história reflete a Providência Divina: como uma chuva, ela sempre nos visita e nos traz muitos frutos. O que precisamos fazer é confiar e semear.

Portanto, fazer a nossa parte é contribuir com a Providência Divina!

CLIQUE AQUI E AJUDE A RCC BRASIL!

Conheça a Campanha