Skip to main content

3 características missionárias do dinheiro


A forma como a maioria dos católicos lida com o dinheiro pode revelar a visão limitada que se tem sobre a vontade de Deus.

Ora, se compreendemos que a vontade de Deus é que todos nós, através de uma vida de santidade, sejamos salvos, nós, batizados, devemos empenhar tudo o que estiver ao nosso alcance para que se cumpra a vontade Divina.

Portanto, quando dispomos de nossos bens, como, por exemplo, de nosso dinheiro para as obras de Deus, estamos contribuindo para que a evangelização torne possível o cumprimento da vontade do Senhor.

Dessa forma, ao empenharmos o nosso dinheiro no Reino de Deus, este recurso será transformado em obras e será no meio do povo um sinal visível do amor misericordioso do Pai do Céu.

Sendo assim, o nosso dinheiro, quando utilizado para fomentar as obras de evangelização, possui algumas características missionárias. Citaremos abaixo 3 delas. Confira!

1 – O dinheiro ajuda na formação e sustento dos irmãos missionários

Para melhor compreendermos as características missionárias que o nosso dinheiro pode assumir, imaginemos o seguinte:

Na evangelização, assim como em um exército, existem aqueles que estão na linha de frente. E todo o dinheiro angariado por nossas doações representa a retaguarda.

Através da doação financeira, mantemos e fornecemos suprimentos para que todos os irmãos, em seus respectivos postos, permaneçam firmes e cumpram a sua missão.

Dessa maneira, ainda que não sejamos aqueles que falarão a multidões e, literalmente, colocarão os pés à caminho para pregar a boa nova do Evangelho, através de nosso dinheiro, contribuímos para que essas e outras ações aconteçam.

No fim, venceremos juntos essa batalha.

“A urgência da ação missionária da igreja comporta naturalmente uma cooperação missionária, cada vez mais estreita, de todos os seus membros a todos os níveis” (Mensagem do Papa Francisco, Dia Mundial das Missões de 2023).

2 – O dinheiro ajuda a levar o Evangelho por toda a parte

Não temos dimensão de onde o nosso dinheiro pode chegar quando colocamos ele à disposição do Reino de Deus.

O fato que muitos irmãos desconhecem, é que a contribuição financeira colabora para que a Palavra de Deus corra velozmente ao encontro de todos os que necessitam de uma transformação de vida e de provar da graça do Espírito Santo.

Dessa maneira, podemos imaginar que o nosso dinheiro é um super combustível que abastece todas as missões da RCCBRASIL.

As missões podem, assim, existir, ao passo que há também a nossa colaboração. Podem, ainda, correr se nos comprometemos fielmente dando o máximo que podemos em nossa realidade.

Quantas vidas em nosso território brasileiro são alcançadas e renovadas pela nossa generosidade em dispor do pouco ou muito que temos visando a evangelização de outros irmãos.

Ainda que exista em nossa volta uma mentalidade que nos faz desanimar e até mesmo desconfiar dos frutos de nossa doação, não podemos nos cansar de abastecer a nossa fé e a fé de tantos irmãos.

Devemos sempre confiar que cabe a nós mantermos a missão abastecida e confiar que Deus fará essa engrenagem movimentar-se da melhor maneira.

Dessa forma, nos tornamos participantes ativos da obra salvífica de Deus ao passo que formos fiéis em nossa partilha.

Colabore aqui com nossas obras de evangelização!


Conheça a Campanha

3 – Sustenta as obras de caridade

Todo missionário traz dentro de seu coração o chamado à caridade. É pelos atos de caridade que nos desprendemos de nós mesmos e de nossa vontade para ir ao encontro do outro.

É pelas obras de caridade que Cristo toca nossos irmãos mais necessitados suprindo a sua fome física e espiritual.

Nossa partilha, assim, atua como verdadeiras pontes que ligam os locais mais inacessíveis à Graça de Deus.

Da mesma forma, quando aprendemos a destinar parte de nosso dinheiro para suprir a falta que existe no meu próximo, me assemelho ao Bom Samaritano que renuncia a indiferença para aproximar-se daquele que sofre.

“Não esqueçamos isso nunca: diante do sofrimento de tanta gente esgotada pela fome, pela violência e pelas injustiças, não podemos permanecer espectadores. Ignorar o sofrimento do homem, o que significa? Significa ignorar Deus! Se eu não me aproximo daquele homem, daquela mulher, daquela criança, daquele idoso ou daquela idosa que sofre, não me aproximo de Deus.” (Catequese do Papa: parábola do Bom Samaritano).

Existem diversas características missionárias que o nosso dinheiro pode assumir.

Leia depois:

5 dicas para organizar sua vida financeira

Partilhar e Evangelizar: como ser um benfeitor carismático

Finanças e propósito de vida: descobrindo o equilíbrio entre riqueza material e bem-estar espiritual

Por fim, com amor e sem esperar nada em troca, ainda mais, apenas doando um pouco do que se tem: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria” (2 Cor 9,7).Transforme aqui sua doação em grandiosas obras de evangelização para fazer perpetuar a experiência no batismo do Espírito Santo e contribuir para a salvação das almas.