Skip to main content

Como eu posso ser um missionário?

Após um encontro pessoal com Cristo, onde superabundou a graça transformadora do Espírito Santo, já não conseguimos calar o coração missionário. Fruto desta experiência arrebatadora!

Dessa forma, somos impulsionados a ofertar nossas vidas, através de uma entrega missionária, que tem como meta tornar Jesus Cristo conhecido e amado nos quatro cantos deste mundo.

A evangelização de todos os povos, de forma especial para nós, Carismáticos, cuja meta nunca devemos apartar nosso Grupo de Oração. Pois, é nela que consiste a nossa razão de existir enquanto apóstolos do Espírito Santo.

Porém, é bem verdade que nem todos entregaram a vida para anunciar o Evangelho. Nem todos, por suas circunstâncias pessoais, conseguirão seguir os passos dos apóstolos. Assim como muitos irmãos que deixaram tudo para serem arautos do Senhor por todos os lugares.

Surge então uma questão: como testemunhar a ação do Espírito Santo em meio ao mundo? Como contribuir para a evangelização daqueles que necessitam conhecer o Senhor?

Estamos em um mês propício para essa reflexão, por isso continue lendo e descubra como você pode ser um missionário nos seu dia a dia!

Outubro é o mês das missões

Neste mês de outubro, a Igreja se volta para a reflexão e compreensão tão necessária das missões, isto é, da permanente atenção que devemos ter pelo anúncio do Evangelho a todos os povos.

É neste mês, no dia 22 de outubro, que a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões, que lembra a cada cristão batizado a sua grande responsabilidade e chamado missionário.

Para nós, Carismáticos, o mês de outubro é bastante especial, pois reacende em nossos corações o chamado que recebemos em nosso batismo e que foi renovado por meio da experiência do batismo no Espírito Santo. É um chamado a sermos missionários, permanecendo unidos a Cristo e fazendo discípulos todos os povos através de uma experiência e intimidade com a Pessoa do Espírito Santo.

É, ainda, um chamado a sermos missionários testemunhando a alegria de sermos servos de Nosso Senhor que, com tão grande amor, recompensa aqueles que contribuem com a obra de evangelização.

Os desafios da evangelização

É bem verdade que a vida missionária traz em si grandes renúncias e desafios incontáveis. É por isso que toda Igreja precisa contar com a graça do Espírito Santo e com a colaboração de cada um dos irmãos para fazer cumprir a Vontade do Senhor.

Diante de uma sociedade que tende a cada dia a esquecer-se de Deus e até mesmo negá-lo, a evangelização é ainda mais necessária. A obra evangelizadora acontece quando nós, enquanto igreja, unimos a força de nossas orações com um árduo e incansável trabalho missionário.

Não podemos simplesmente acreditar que a evangelização acontecerá sem a contribuição e o esforço de nossa parte.

Ao contrário, Deus quis que a Sua obra de salvação passasse por nossas mãos. Não porque o Seu poder é limitado, antes, pelo fato de que em sua infinita sabedoria salva a nós enquanto contribuímos com a salvação de outros irmãos.

“Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam por ele” (I Cor 12,26).

Sendo assim, um dos maiores desafios da evangelização é a nossa conscientização de que a nossa santificação também consiste em cooperar com a evangelização e aperfeiçoamento do corpo de Cristo.

Leia também: 5 dicas de como evangelizar nos tempos de hoje

Ser missionário em qualquer circunstância

Aquele que busca a intimidade com Jesus vivo e com o Espírito do ressuscitado é chamado a ser um missionário independente de suas circunstâncias. Dessa forma, tomemos como exemplo dois santos que são exemplo de um coração profundamente missionário: São Paulo e Santa Terezinha.

São Paulo testemunhou um grande crescimento de sua missão, apesar de estar preso. Ele afirmou:

“Lembra-te de Jesus Cristo, saído da estirpe de Davi e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho, pelo qual estou sofrendo até as cadeias como um malfeitor. Mas a Palavra de Deus, esta não se deixa acorrentar” (II Tim 2,8-9).

Sim! A palavra de Deus não se deixa aprisionar a qualquer circunstância, mas aquele que deseja ser um missionário encontra diversas formas de contribuir com a missão da Igreja.

Nem todos nós andaremos pelas estradas ou estaremos à frente de grandes multidões, mas em nosso dia a dia certamente encontraremos formas de sermos missionários do Evangelho.

Foi assim que Santa Terezinha foi considerada a padroeira das missões, apesar de viver no Carmelo.

Seu coração extremamente missionário sempre deixou claro que apesar de não poder correr pelo mundo anunciando o Evangelho, oferecia orações e penitências por toda a missão da Igreja e pelos pecadores.

Então, quando cumprimos com amor os nossos deveres cotidianos no trabalho, nos afazeres da casa, na vida pastoral da igreja, com os amigos, encontramos oportunidades de testemunhar o Evangelho.

Sobre nosso chamado missionário: Chamados a propagar a cultura de Pentecostes

Por fim, confiemos no Senhor

Muito mais do que palavras, as nossas ações nos tornam verdadeiros missionários de Nosso Senhor.

Dessa forma, uma maneira muito necessária e eficaz de sermos missionários é contribuindo com as obras de evangelização. É através delas que a nossa Igreja cumpre efetivamente a sua missão.

Você já parou pra pensar quantas pessoas doam voluntariamente suas vidas por causa do Evangelho através de obras de evangelização? E que essas obras, além de nossas orações, necessitam de um auxílio concreto para que continuem a existir?

Que esse mês missionário possa despertar em nós um profundo desejo de testemunhar com atitudes a nossa fé em Deus e na missão da Igreja.

Portanto, como afirma o Papa Francisco na sua Mensagem das missões de 2023: “Nem todos os dias da vida são cheios de sol, mas lembremo-nos sempre das palavras do Senhor Jesus aos seus amigos, antes da Paixão: ‘No mundo, tereis tribulações; mas tende confiança: Eu já venci o mundo!’ (Jo 16, 33)”.

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO TORNAR REAL O SONHO DA SEDE NACIONAL!