Skip to main content

Carismático, aprenda a investir seu dinheiro!

Nós, que somos carismáticos, precisamos nos deixar ser conduzidos pelo Espírito Santo em tudo aquilo que fazemos, inclusive na forma de investir o nosso dinheiro. No Evangelho de São Mateus, Jesus nos deixa um ensinamento:

“Não ajunteis para vós tesou­ros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam” (Mt 6,19-20).

Estas palavras de Jesus expressam muito bem a finalidade de nossas vidas e a transitoriedade dos nossos bens e nos convidam a um ideal de vida elevado. Dessa forma, a administração de nossas vidas e de tudo aquilo que possuímos devem ser um reflexo de nosso olhar fixo no céu e nas coisas que não passam.

Contudo, não significa que devemos ficar alheios a tudo aquilo que move o mundo das finanças ou a nossa própria vida financeira. Pelo contrário, pois enquanto estivermos aqui na terra, precisaremos lidar com assuntos ligados ao dinheiro, ou seja, com os lucros e prejuízos que ele pode nos trazer.

O carismático e o mundo dos investimentos

Nós, carismáticos, que tivemos a nossa vida batizada no Espírito Santo, precisamos ser conduzidos pela verdade, pois é a verdade que nos liberta (Jo 8,32). Nesse sentido, o primeiro lugar onde a verdade nos torna livres é a nossa maneira de pensar.

Sendo assim, a mentalidade que precisamos alcançar é uma mentalidade livre de tudo aquilo que possa nos manter apegados a este mundo. A dificuldade está quando pervertemos esse espírito de querer empreender melhor e transformamos em idolatria. Ou seja, quando buscamos o lucro pelo lucro e o triunfo econômico custe o que custar, sem importar qual é o preço a pagar para isso.

Dessa forma, quando pensamos em investimento não é para que obtenhamos lucros infindáveis e passemos a ostentar o luxo. Sendo assim, que o dinheiro sirva e colabore com o nosso crescimento como um todo!

Logo, todo o lucro que alcançarmos precisa ser revertido em bem, seja para nós, seja para o nosso próximo. Então guardemos a identidade carismática, que nos mantém fortalecidos para uma transformação de vida que a experiência com Deus oferece. 

Quais as formas lícitas de investimento?

Você já deve saber que Deus não é contra o dinheiro em si, mas sim contra o seu mau uso. Cabe a nós descobrir o equilíbrio entre ele e a nossa vida espiritual.

Dessa maneira já podemos concluir que o Senhor jamais seria contra a prática do investimento financeiro como forma de obter algum retorno lucrativo. Desde que esse investimento não contrarie os princípios e valores cristãos.

O Papa Francisco recentemente orientou os fiéis a buscar os chamados investimentos de impacto, ou seja “investir dinheiro que possa ser revertido em bens sociais, como modelos cooperativistas, onde parte do lucro gerado é reinvestido na empresa e outra é distribuída aos trabalhadores”.

A Igreja não condena o investimento com fins lucrativos, desde que as necessidades familiares não sejam prejudicadas; bem como, a partilha, que precisa ser destinada aos mais pobres por meio da ação social da Igreja.

Dessa maneira, todo aquele que deseja investir dinheiro em ações lucrativas não estará errando, contanto que seja de maneira prudente e responsável, buscando sempre por empresas que não venham a ferir a moral e a fé da Igreja, como também o bem comum.

Acredite, seu dinheiro pode render além desse mundo

Cabe a nós, carismáticos, dispor de tudo o que temos e somos para que o Reino de Deus aconteça, seja em nossas casas, no movimento ao qual fazemos parte e em qualquer lugar que estejamos e investimos o nosso dinheiro.

Nosso objetivo precisa ser sempre buscar os meios para que, cada vez mais, a Vontade Divina se cumpra em nossas vidas. Assim como na vida daqueles que o Senhor nos confia, não importa se na abundância ou na penúria.

Precisamos ter a consciência de que investir dinheiro em causas comprometidas com o bem-estar e a evangelização dos nossos irmãos é o que de fato gerará um ganho infinitamente maior para cada um de nós.

Contudo, não significa que não podemos investir nosso dinheiro em ações e demais negócios. Na verdade, podemos fazer o nosso investimento transcender, apoiando instituições comprometidas com a causa do Evangelho. Precisamos, como carismáticos, contar sempre com o dom da sabedoria em tudo aquilo que fazemos.

Dessa maneira, até mesmo a nossa forma de investir dinheiro precisa ser conduzida pelo Espírito de Deus* para que não caiamos na tentação do “ter”  e do “poder

Por último, na Renovação Carismática Católica possuímos, através do Projeto Semeando a Vida no Espírito, a oportunidade de investir dinheiro de maneira que gerará ganhos para a eternidade.

Com certeza, o nosso investimento nesse projeto terá como lucro a evangelização e salvação de muitas almas.

Clique aqui e se torne um colaborador fiel!